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PROGRAMA

 

A ANÁLISE DOS TEMAS ATUAIS DO SETOR E PERSPETIVAS FUTURAS

 

TEMA 1 - Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas

  • Impactos das alterações climáticas nos sistemas hídricos

  • Catástrofes naturais e gestão do risco: avaliação da vulnerabilidade dos sistemas de abastecimento, de saneamento de águas residuais e de drenagem de águas pluviais

  • Criação de sistemas de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais resilientes às alterações climáticas

  • Medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas

  • Planos de Contingência para situações de emergência decorrentes de eventos climáticos extremos (secas, cheias, fogos)

  • Descarbonização do ciclo urbano da água

  • Estratégias das entidades gestoras para atingir a neutralidade carbónica

  • Proteção e diversificação das origens de água para enfrentar a escassez de água

  • Eficiência hídrica nos setores agrícola, industrial e urbano

  • Gestão de massas de água, fluviais e costeiras, no contexto das alterações climáticas

  • Adoção de soluções de base natural e valorização dos serviços de ecossistemas

  • Integração das infraestruturas verdes e azuis no planeamento urbano

  • Construção de water wise cities: a água como fator de afirmação das cidades

 

TEMA 2 - Economia Circular e Criação de Valor

  • Transição para a economia circular no setor da água: desafios e oportunidades

  • Novas oportunidades de negócio: os subprodutos como novas matérias-primas

  • Transformação das ETAR em fábricas de recursos

  • Reutilização de águas residuais: o caminho a seguir e as opções a tomar

  • Valorização de lamas de ETA e ETAR e escoamento do composto produzido

  • Eficiência energética e produção de energia com base em fontes renováveis

  • Potencial de aproveitamento de nutrientes e de produção de bioplásticos a partir de águas residuais

  • Reutilização de águas cinzentas e pluviais em edifícios para fins não potáveis

  • Gestão sustentável e integrada de recursos (nexus água, energia e alimentos)

  • Métricas de circularidade

 

TEMA 3 - Transição Digital e Cibersegurança

  • Indústria da água 4.0: soluções de apoio à eficiência

  • Cibersegurança e cibereducação

  • Presente e futuro da análise de dados no apoio à decisão: IoT Low Power, Robotic Process Automation, Artificial Intelligence, Machine Learning, Data Analytics, Big Data

  • Adoção de blockchain para uma maior eficiência e transparência

  • Plataformas de integração de dados de sistemas de informação atuais e legados

  • Aplicação de digital twins para aumentar a eficiência operacional

  • Perspetiva da entrada da tecnologia 5G nos serviços de águas

  • Medição inteligente no apoio à operação e na transparência com os clientes

  • Mobilidade na gestão e otimização da operação

  • Tecnologias de monitorização de redes de água e de gestão de perdas

  • Plataformas centralizadas de gestão de pressão

  • Sistemas de Informação Geográfica como solução integrada de apoio

  • Soluções tecnológicas de apoio à adaptação às alterações climáticas

  • Plataformas colaborativas para apoio entre departamentos

 

TEMA 4 - Satisfação e Experiência do Cliente

  • Diversificação dos meios de atendimento

  • Estratégias para o atendimento de excelência

  • O marketing relacional no centro da relação com o cliente

  • Conhecimento e acompanhamento do cliente: processos e tecnologias

  • Boas práticas para melhorar a experiência do cliente

  • Disponibilização de novos serviços

  • Avaliação da satisfação do cliente

  • Desafios da transformação digital no relacionamento com os clientes

  • Reclamações, elogios e sugestões enquanto oportunidades de melhoria da qualidade do serviço prestado

  • Gestão de clientes no contexto da COVID-19: lições e oportunidades de melhoria

 

TEMA 5 - Inovação

  • A inovação nas entidades gestoras de água do futuro: novas tendências e tecnologias

  • Processos de transformação digital das entidades gestoras

  • O impacto da pandemia de COVID-19 na aceleração da digitalização

  • Ciência dos dados aplicada ao setor da água: prospeção e análise de dados, gestão de dados, big data, inteligência artificial e machine learning

  • Inteligência humana versus inteligência artificial: a importância das qualificações e da tecnologia

  • Gestão dos serviços de água no âmbito da estratégia das smart cities

 

TEMA 6 - Abastecimento de Água

  • Alterações nos padrões de consumo de água provocadas pela pandemia de COVID-19

  • Adaptação das atividades de exploração dos sistemas de abastecimento de água à pandemia de COVID-19

  • Controlo operacional nos sistemas de abastecimento de água

  • Perdas de água: boas práticas, casos de estudo, resultados e indicadores

  • Contratos de performance para controlo de perdas de água

  • Nova Diretiva da Qualidade da Água para Consumo Humano: transposição e novos processos de tratamento

  • Planos de Segurança da Água e avaliação do risco dos sistemas de gestão da água para consumo humano

  • Produtos e materiais em contacto com a água para consumo humano

  • Compostos emergentes, tóxicos, persistentes e de elevada mobilidade

  • Monitorização e controlo da Legionella, parasitologia, virologia e outra microbiologia em sistemas de abastecimento de água

  • Gestão da qualidade da água em zonas de pequena dimensão/rurais

  • Indicadores e modelação da qualidade da água

  • Síntese e controlo de subprodutos no tratamento de água para consumo humano

  • Dessalinização como alternativa à água residual tratada e aos tratamentos atuais

  • Águas subterrâneas: gestão de aquíferos em qualidade e quantidade

 

TEMA 7 - Águas Residuais e Pluviais

  • Sociologia do esgoto: estudo dos comportamentos e hábitos das populações a partir das águas residuais

  • Monitorização de águas residuais como ferramenta de vigilância epidemiológica: aplicação ao vírus SARS-CoV-2

  • Adaptação das atividades de exploração dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais à pandemia de COVID-19

  • Tecnologias inovadoras para a gestão dos sistemas de águas residuais

  • Principais implicações das novas licenças de descarga para as entidades gestoras

  • Implementação de Planos de Segurança de Saneamento

  • Novos desafios na gestão de afluências indevidas

  • Repercussões dos poluentes emergentes nos sistemas de saneamento

  • Eficiência energética em sistemas de saneamento de águas residuais

  • Saneamento em populações dispersas: os desafios para as entidades gestoras

  • Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentáveis (SUDS) para controle na origem de caudais pluviais e prevenção de fenómenos meteorológicos extremos

  • Modelos de gestão e de financiamento dos sistemas de drenagem de águas pluviais

  • Casos práticos de inclusão da gestão de águas pluviais na atividade das entidades gestoras

  • Indicadores de gestão para avaliação de desempenho dos sistemas de águas pluviais

 

TEMA 8 - Gestão de Ativos

  • Estado atual dos ativos e a sua implicação na sustentabilidade das entidades gestoras

  • Papel da gestão de ativos na adaptação às alterações climáticas

  • Tendências na gestão de ativos infraestruturais

  • Priorização dos investimentos no âmbito do aumento da resiliência e da modernização das infraestruturas e ativos das entidades gestoras

  • Reabilitação e renovação de ativos: oportunidades e constrangimentos

  • Gestão de ativos: o balanço entre risco, custo e desempenho

  • Soluções digitais ao serviço da gestão de ativos

  • Elaboração e implementação de Planos de Gestão de Ativos

  • Instrumentos de financiamento para a reabilitação de infraestruturas

  • Boas práticas para aumentar o índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial

  • Indicadores de gestão aplicados à gestão de ativos

 

TEMA 9 - Economia, Legislação e Regulação

  • Impactos económico-financeiros da COVID-19 nos serviços de água

  • Modelos de financiamento e tarifários

  • Recuperação de custos no setor da água

  • Acessibilidade económica aos serviços de água e saneamento

  • Agregação dos municípios nos sistemas em baixa: desafios, oportunidades e obstáculos

  • Convergência de tarifários nas agregações

  • Como enfrentar uma escalada do custo da água provocada pela escassez

  • A (in)segurança da água: novos modelos de prestação de serviço

  • Regulação como ferramenta de desenvolvimento do setor

  • Projeto de Regulamento da Qualidade do Serviço: níveis mínimos de qualidade dos serviços e compensações financeiras em caso de incumprimento

 

TEMA 10 - Gestão do Cliente na Ótica Comercial

  • Contratação, medição e faturação no combate às perdas aparentes

  • Cobrança, dívida e contencioso na otimização da receita

  • Fiscalização, ilícitos e contraordenações na promoção da justiça ambiental e social

  • Estratégias de gestão e substituição de contadores para assegurar um adequado controlo metrológico

  • Casos práticos da utilização de contadores com sistema de telemetria

  • O futuro dos cortes de fornecimento de água

 

TEMA 11 - Gestão das Organizações e do Capital Humano

  • Liderança e estratégia organizacional

  • Alinhamento entre gestão de pessoas e estratégia organizacional

  • Indicadores de gestão como suporte à tomada de decisão

  • Revisão do Sistema de Indicadores de Avaliação da Qualidade de Serviço

  • Indicadores de gestão de recursos humanos

  • Implementação e certificação de sistemas integrados de gestão

  • Principais desafios da gestão de pessoas

  • Identificação, captação e retenção de talentos

  • Capacitação de recursos humanos e transmissão de conhecimentos

  • Gestão de gerações diferentes

  • Gestão do clima organizacional, motivação de equipas e empoderamento das pessoas

  • Atribuição de recompensas financeiras e não financeiras

  • Segurança e saúde no trabalho

  • Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal

  • Os jovens profissionais da água como geradores de mudança no setor

  • Benefícios da mentoria para as organizações

  • Gestão do capital humano durante e após a pandemia de COVID-19

 

TEMA 12 - Comunicação do Valor da Água

  • Soluções criativas utilizadas nas campanhas de comunicação e de educação ambiental dirigidas para o valor da água

  • Tendências da comunicação digital e oportunidades criadas para a valorização da água

  • Surgimento e crescimento de novas plataformas digitais de comunicação e de autoexpressão para as novas gerações

  • Papel das redes sociais na comunicação das entidades gestoras

  • Posicionamento das marcas e utilização de influenciadores na produção de conteúdos e humanização da mensagem

  • Produção de conteúdos multiplataforma e redação criativa na comunicação

  • Eventos virtuais e transmissões em direto

  • Experiência do utilizador (UX) com os canais de comunicação das entidades gestoras

  • Novas tecnologias de comunicação versus novos comportamentos

  • Planos de Comunicação para Emergência(s) na qualidade da água para consumo humano

  • Desafios e oportunidades para a comunicação, interna e externa, no contexto COVID-19 e pós-COVID-19

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES

 

Os participantes poderão propor comunicações que deverão enquadrar-se no âmbito dos temas anteriormente referidos. Só serão aceites comunicações se, pelo menos, um dos autores estiver inscrito no ENEG 2021. A apresentação oral dos trabalhos deverá, também, ser feita por um dos autores inscritos.

PRAZOS:

- Envio de resumo alargado da comunicação: 15 de julho

- Informação de aceitação da comunicação: 06 de agosto

- Envio do texto integral da comunicação: 30 de setembro

 

Caso o número de comunicações exceda de forma significativa o previsto, serão selecionadas as comunicações que poderão ser apresentadas sob a forma de poster.

 

Será disponibilizado aos participantes, no início do Encontro, o texto integral das comunicações em suporte digital. 

COMUNICAÇÕES

NORMAS DE RESUMOS ALARGADOS

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NORMAS DE COMUNICAÇÕES

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