
PROGRAMA
A ANÁLISE DOS TEMAS ATUAIS DO SETOR E PERSPETIVAS FUTURAS
TEMA 1 - Mitigação e Adaptação às Alterações Climáticas
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Impactos das alterações climáticas nos sistemas hídricos
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Catástrofes naturais e gestão do risco: avaliação da vulnerabilidade dos sistemas de abastecimento, de saneamento de águas residuais e de drenagem de águas pluviais
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Criação de sistemas de abastecimento de água, saneamento de águas residuais e drenagem de águas pluviais resilientes às alterações climáticas
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Medidas de mitigação e adaptação às alterações climáticas
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Planos de Contingência para situações de emergência decorrentes de eventos climáticos extremos (secas, cheias, fogos)
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Descarbonização do ciclo urbano da água
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Estratégias das entidades gestoras para atingir a neutralidade carbónica
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Proteção e diversificação das origens de água para enfrentar a escassez de água
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Eficiência hídrica nos setores agrícola, industrial e urbano
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Gestão de massas de água, fluviais e costeiras, no contexto das alterações climáticas
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Adoção de soluções de base natural e valorização dos serviços de ecossistemas
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Integração das infraestruturas verdes e azuis no planeamento urbano
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Construção de water wise cities: a água como fator de afirmação das cidades
TEMA 2 - Economia Circular e Criação de Valor
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Transição para a economia circular no setor da água: desafios e oportunidades
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Novas oportunidades de negócio: os subprodutos como novas matérias-primas
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Transformação das ETAR em fábricas de recursos
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Reutilização de águas residuais: o caminho a seguir e as opções a tomar
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Valorização de lamas de ETA e ETAR e escoamento do composto produzido
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Eficiência energética e produção de energia com base em fontes renováveis
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Potencial de aproveitamento de nutrientes e de produção de bioplásticos a partir de águas residuais
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Reutilização de águas cinzentas e pluviais em edifícios para fins não potáveis
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Gestão sustentável e integrada de recursos (nexus água, energia e alimentos)
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Métricas de circularidade
TEMA 3 - Transição Digital e Cibersegurança
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Indústria da água 4.0: soluções de apoio à eficiência
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Cibersegurança e cibereducação
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Presente e futuro da análise de dados no apoio à decisão: IoT Low Power, Robotic Process Automation, Artificial Intelligence, Machine Learning, Data Analytics, Big Data
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Adoção de blockchain para uma maior eficiência e transparência
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Plataformas de integração de dados de sistemas de informação atuais e legados
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Aplicação de digital twins para aumentar a eficiência operacional
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Perspetiva da entrada da tecnologia 5G nos serviços de águas
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Medição inteligente no apoio à operação e na transparência com os clientes
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Mobilidade na gestão e otimização da operação
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Tecnologias de monitorização de redes de água e de gestão de perdas
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Plataformas centralizadas de gestão de pressão
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Sistemas de Informação Geográfica como solução integrada de apoio
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Soluções tecnológicas de apoio à adaptação às alterações climáticas
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Plataformas colaborativas para apoio entre departamentos
TEMA 4 - Satisfação e Experiência do Cliente
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Diversificação dos meios de atendimento
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Estratégias para o atendimento de excelência
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O marketing relacional no centro da relação com o cliente
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Conhecimento e acompanhamento do cliente: processos e tecnologias
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Boas práticas para melhorar a experiência do cliente
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Disponibilização de novos serviços
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Avaliação da satisfação do cliente
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Desafios da transformação digital no relacionamento com os clientes
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Reclamações, elogios e sugestões enquanto oportunidades de melhoria da qualidade do serviço prestado
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Gestão de clientes no contexto da COVID-19: lições e oportunidades de melhoria
TEMA 5 - Inovação
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A inovação nas entidades gestoras de água do futuro: novas tendências e tecnologias
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Processos de transformação digital das entidades gestoras
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O impacto da pandemia de COVID-19 na aceleração da digitalização
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Ciência dos dados aplicada ao setor da água: prospeção e análise de dados, gestão de dados, big data, inteligência artificial e machine learning
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Inteligência humana versus inteligência artificial: a importância das qualificações e da tecnologia
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Gestão dos serviços de água no âmbito da estratégia das smart cities
TEMA 6 - Abastecimento de Água
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Alterações nos padrões de consumo de água provocadas pela pandemia de COVID-19
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Adaptação das atividades de exploração dos sistemas de abastecimento de água à pandemia de COVID-19
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Controlo operacional nos sistemas de abastecimento de água
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Perdas de água: boas práticas, casos de estudo, resultados e indicadores
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Contratos de performance para controlo de perdas de água
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Nova Diretiva da Qualidade da Água para Consumo Humano: transposição e novos processos de tratamento
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Planos de Segurança da Água e avaliação do risco dos sistemas de gestão da água para consumo humano
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Produtos e materiais em contacto com a água para consumo humano
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Compostos emergentes, tóxicos, persistentes e de elevada mobilidade
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Monitorização e controlo da Legionella, parasitologia, virologia e outra microbiologia em sistemas de abastecimento de água
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Gestão da qualidade da água em zonas de pequena dimensão/rurais
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Indicadores e modelação da qualidade da água
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Síntese e controlo de subprodutos no tratamento de água para consumo humano
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Dessalinização como alternativa à água residual tratada e aos tratamentos atuais
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Águas subterrâneas: gestão de aquíferos em qualidade e quantidade
TEMA 7 - Águas Residuais e Pluviais
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Sociologia do esgoto: estudo dos comportamentos e hábitos das populações a partir das águas residuais
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Monitorização de águas residuais como ferramenta de vigilância epidemiológica: aplicação ao vírus SARS-CoV-2
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Adaptação das atividades de exploração dos sistemas de drenagem e tratamento de águas residuais à pandemia de COVID-19
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Tecnologias inovadoras para a gestão dos sistemas de águas residuais
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Principais implicações das novas licenças de descarga para as entidades gestoras
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Implementação de Planos de Segurança de Saneamento
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Novos desafios na gestão de afluências indevidas
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Repercussões dos poluentes emergentes nos sistemas de saneamento
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Eficiência energética em sistemas de saneamento de águas residuais
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Saneamento em populações dispersas: os desafios para as entidades gestoras
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Sistemas Urbanos de Drenagem Sustentáveis (SUDS) para controle na origem de caudais pluviais e prevenção de fenómenos meteorológicos extremos
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Modelos de gestão e de financiamento dos sistemas de drenagem de águas pluviais
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Casos práticos de inclusão da gestão de águas pluviais na atividade das entidades gestoras
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Indicadores de gestão para avaliação de desempenho dos sistemas de águas pluviais
TEMA 8 - Gestão de Ativos
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Estado atual dos ativos e a sua implicação na sustentabilidade das entidades gestoras
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Papel da gestão de ativos na adaptação às alterações climáticas
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Tendências na gestão de ativos infraestruturais
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Priorização dos investimentos no âmbito do aumento da resiliência e da modernização das infraestruturas e ativos das entidades gestoras
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Reabilitação e renovação de ativos: oportunidades e constrangimentos
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Gestão de ativos: o balanço entre risco, custo e desempenho
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Soluções digitais ao serviço da gestão de ativos
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Elaboração e implementação de Planos de Gestão de Ativos
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Instrumentos de financiamento para a reabilitação de infraestruturas
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Boas práticas para aumentar o índice de conhecimento infraestrutural e de gestão patrimonial
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Indicadores de gestão aplicados à gestão de ativos
TEMA 9 - Economia, Legislação e Regulação
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Impactos económico-financeiros da COVID-19 nos serviços de água
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Modelos de financiamento e tarifários
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Recuperação de custos no setor da água
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Acessibilidade económica aos serviços de água e saneamento
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Agregação dos municípios nos sistemas em baixa: desafios, oportunidades e obstáculos
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Convergência de tarifários nas agregações
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Como enfrentar uma escalada do custo da água provocada pela escassez
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A (in)segurança da água: novos modelos de prestação de serviço
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Regulação como ferramenta de desenvolvimento do setor
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Projeto de Regulamento da Qualidade do Serviço: níveis mínimos de qualidade dos serviços e compensações financeiras em caso de incumprimento
TEMA 10 - Gestão do Cliente na Ótica Comercial
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Contratação, medição e faturação no combate às perdas aparentes
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Cobrança, dívida e contencioso na otimização da receita
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Fiscalização, ilícitos e contraordenações na promoção da justiça ambiental e social
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Estratégias de gestão e substituição de contadores para assegurar um adequado controlo metrológico
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Casos práticos da utilização de contadores com sistema de telemetria
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O futuro dos cortes de fornecimento de água
TEMA 11 - Gestão das Organizações e do Capital Humano
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Liderança e estratégia organizacional
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Alinhamento entre gestão de pessoas e estratégia organizacional
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Indicadores de gestão como suporte à tomada de decisão
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Revisão do Sistema de Indicadores de Avaliação da Qualidade de Serviço
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Indicadores de gestão de recursos humanos
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Implementação e certificação de sistemas integrados de gestão
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Principais desafios da gestão de pessoas
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Identificação, captação e retenção de talentos
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Capacitação de recursos humanos e transmissão de conhecimentos
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Gestão de gerações diferentes
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Gestão do clima organizacional, motivação de equipas e empoderamento das pessoas
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Atribuição de recompensas financeiras e não financeiras
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Segurança e saúde no trabalho
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Conciliação da vida profissional, familiar e pessoal
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Os jovens profissionais da água como geradores de mudança no setor
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Benefícios da mentoria para as organizações
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Gestão do capital humano durante e após a pandemia de COVID-19
TEMA 12 - Comunicação do Valor da Água
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Soluções criativas utilizadas nas campanhas de comunicação e de educação ambiental dirigidas para o valor da água
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Tendências da comunicação digital e oportunidades criadas para a valorização da água
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Surgimento e crescimento de novas plataformas digitais de comunicação e de autoexpressão para as novas gerações
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Papel das redes sociais na comunicação das entidades gestoras
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Posicionamento das marcas e utilização de influenciadores na produção de conteúdos e humanização da mensagem
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Produção de conteúdos multiplataforma e redação criativa na comunicação
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Eventos virtuais e transmissões em direto
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Experiência do utilizador (UX) com os canais de comunicação das entidades gestoras
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Novas tecnologias de comunicação versus novos comportamentos
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Planos de Comunicação para Emergência(s) na qualidade da água para consumo humano
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Desafios e oportunidades para a comunicação, interna e externa, no contexto COVID-19 e pós-COVID-19
NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES
Os participantes poderão propor comunicações que deverão enquadrar-se no âmbito dos temas anteriormente referidos. Só serão aceites comunicações se, pelo menos, um dos autores estiver inscrito no ENEG 2021. A apresentação oral dos trabalhos deverá, também, ser feita por um dos autores inscritos.
PRAZOS:
- Envio de resumo alargado da comunicação: 15 de julho
- Informação de aceitação da comunicação: 06 de agosto
- Envio do texto integral da comunicação: 30 de setembro
Caso o número de comunicações exceda de forma significativa o previsto, serão selecionadas as comunicações que poderão ser apresentadas sob a forma de poster.
Será disponibilizado aos participantes, no início do Encontro, o texto integral das comunicações em suporte digital.
COMUNICAÇÕES
